Blog Silva Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

7 DICAS PARA PESQUISAR A CONSTRUTORA EM MOMENTOS DE CRISE

7 DICAS PARA PESQUISAR A CONSTRUTORA EM MOMENTOS DE CRISE                                                                                                                                              Tempo de leitura 4m 45s
A confiança é um dos pilares na hora de efetuar uma compra. Ainda mais se a compra for a aquisição de um novo imóvel, nesta que é a maior negociação da vida de tantas famílias! Por isso, separamos 7 dicas essenciais para te ajudar a realizar a compra de um imóvel de forma sólida, principalmente nestes momentos de crise com cenários de instabilidade em que os cuidados devem ser redobrados.
Pode parecer simples, mas você vai desejar muito ter feito essa pesquisa antes de comprar, viu? A maioria das dicas você pode fazer pelo computador, no conforto da sua casa. Papel e caneta na mão para anotar todas as ideias!!!

1. Visite os empreendimentos já construídos
Se você está procurando mais informações de uma construtora em específico, muito provavelmente já viu um de seus prédios prontos e se interessou, mesmo que só pela fachada, não é mesmo?
Saiba que uma das primeiras dicas para pesquisar a construtora é exatamente essa: conhecer pessoalmente algumas obras dessa empresa.  Dessa forma você já começa a ter uma visão geral de como essa empresa trabalha e pode analisar pontos importantes, tais como:
Acabamento;
Qualidade dos materiais utilizados;
Atraso ou não no prazo de entrega;
A forma que a obra foi entregue e a durabilidade dos materiais empregados após a finalização do serviço;
É preciso entender que cada empreendimento é único e têm seus atributos por um motivo. Ou seja, pode ter sido uma opção da construtora usar certo tipo de acabamento para atingir um público específico de compradores. Mas, de qualquer forma, comece a pensar no empreendimento que você deseja adquirir e se essa construtora costuma trabalhar o perfil de imóvel que você está buscando.

2. Converse com os clientes 
Essa segunda etapa de dicas para efetuar a compra de uma imóvel de uma construtora sólida é um complemento da dica anterior. Aproveite que está conhecendo os imóveis e procure conhecer também as histórias por detrás de algumas compras. Seja para a compra de um apartamento na planta ou não.
Se tem algum amigo ou familiar que é cliente da construtora, melhor ainda!!!
Anote aí o checklist de dúvidas que você pode saber conversando com as famílias compradoras:
Possibilidades de negociação ofertadas;
Processo de compra de modo geral.
Atraso ou não no prazo de entrega da obra (entender o motivo do atraso também);
Entrega do imóvel (limpo e pronto para morar ou cheio de sujeira e mal acabado);
Descumprimento de alguma cláusula do contrato;
Problema estrutural logo após a entrega;
Atenção às reclamações e dúvidas dos clientes no pós obra;
Novamente, cada caso é um caso e podem acontecer problemas pontuais. Por isso, o ideal é que você tenha referências com mais de um comprador.

3. Pesquise online
A internet é a sua aliada na hora de continuar aproveitando as dicas para pesquisar a construtora. Ainda mais em uma situação de crise em que a desconfiança é ainda maior.
Aproveite as redes sociais para pesquisar os comentários sobre a construtora do seu interesse, tais como, Facebook, Instagram, site institucional entre outras redes de relacionamento....
Não se esqueça de pesquisar a reputação da construtora no site Reclame Aqui, que é uma plataforma nacional de reclamações de clientes, além do Procon.
Acha que acabou? Que nada! Afinal, é do seu futuro lar que estamos falando! Então não custa se precaver mais um pouquinho e conferir a saúde financeira da empresa pelo histórico nos órgãos de proteção ao crédito da sua cidade.

4. Confira as certificações
Que tal ir além nas suas pesquisas e conhecer os méritos da construtora? Pesquise no site e canais de comunicação oficiais se essa empresa tem alguma premiação relevante, qual a certificação dos seus profissionais e por aí vai.
Falando em documentações que validam esse trabalho da construtora, aproveite para se informar agora sobre o projeto de incorporação. Não sabe o que é isso?
Qualquer empreendimento precisa de uma documentação municipal que valide o seu projeto e posterior construção. Esses dados são públicos e estão disponíveis no Cartório de Registro de Imóveis de sua cidade. Vá até lá e confira se o empreendimento que te interessa possui registro de incorporação ou se é uma obra fantasma!!!

5. Conheça o histórico da Construtora e da Imobiliária está te atendendo
Você não vai fazer qualquer negócio com qualquer empresa, não é? Ainda mais uma compra tão especial e esperada por toda a família, que é a compra de um novo lar. Então, mais uma orientação para você ter certeza de que está acertando na compra é:
Conhecer a trajetória de mercado da empresa
Quantos anos de atuação;
Se trabalha com filiais;
Quantas obras estão em construção e quantas já foram entregues;
Qual o perfil de construção utilizado nos empreendimentos;
Quem são os diretores da empresa.

6. Veja se a obra possui patrimônio de afetação
No regime da afetação o incorporador constitui patrimônio de afetação, pelo qual o terreno, as acessões e os demais bens e direitos vinculados à incorporação são apartados no seu patrimônio em geral e são destinados exclusivamente à construção do empreendimento. Os bens e direitos afetados respondem apenas pelas dívidas e obrigações da incorporação e não se comunicam com os demais bens, direitos e obrigações do patrimônio do incorporador. Cuida também da manutenção da contabilidade separada para cada incorporação; investidura imediata dos adquirentes na administração da incorporação e realização de assembléia geral dos adquirentes para deliberar sobre o destino do patrimônio de afetação em caso de falência da construtora; no  leilão das unidades não negociadas pelo incorporador, sub-rogando-se o arrematante nos direitos e obrigações de condômino. O patrimônio de afetação foi concebido com o objetivo principal de assegurar a recomposição imediata dos patrimônios individuais dos adquirentes de fração ideal vinculada à unidade autônoma em construção ou a ser construída, no caso de quebra do incorporador. O objetivo principal é conferir segurança e confiança à execução do empreendimento que a empresa se dispôs a construir.

7. Busque o auxílio de um corretor de imóveis
A simples busca por uma imobiliária de confiança te traz a garantia que muito provavelmente as 6 dicas anteriores serão levadas à sério na hora de você adquirir o imóvel. O corretor de imóveis vivência o mercado imobiliário no seu dia dia, é ele quem está em contato diário com as construtoras, quem está em contato com moradores, com os tabelionatos, com os registros de imóveis, enfim, ninguém melhor do que ele para estar atento aos diversos detalhes que permeiam a compra de um imóvel. Via de regra, esse serviço tem custo zero para quem compra, visto que a comissão de venda é paga pelo vendedor.
Aproveite da experiência de mercado desse profissional e faça uma compra segura que te traga muitas alegrias por anos!!!

Parte do conteúdo disponível em https://souzagomes.blog/5-dicas-para-pesquisar-a-construtora/


7 DICAS PARA PESQUISAR A CONSTRUTORA EM MOMENTOS DE CRISE

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.