Blog Silva Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Casa ou Apartamento?

Casa ou Apartamento?Casa ou apartamento, qual se encaixa melhor com o seu estilo de vida?
O maior sonho de qualquer adulto é possuir seu imóvel próprio, mas quando chega a hora de comprar, além de decidir qual a região que você gostaria de morar, ainda há a questão de saber qual tipo de imóvel (casa/apartamento) que irá suprir as suas necessidades.
Existem prós e contras que devem ser avaliados nos dois tipos de moradia, confira nossas dicas abaixo:
Confira 5 prós que você terá adquirindo uma casa:
  1. Não é necessário pagar o condomínio:
Se a casa que você escolheu não ficar localizada dentro de um condomínio fechado, as taxas cobradas em locais assim são eliminadas. O dinheiro que seria gasto na taxa de condomínio pode ser investido em passeios, melhorias no seu imóvel, ou até mesmo na aquisição de mais bens materiais.
  1. Mais espaço:
Para casais com filhos, ou que planejam ser pais, comprar uma casa com espaço externo é uma boa pedida. Para os amantes de animais de estimação, o espaço adicional também faz bem aos pets que tenham onde correr e brincar, desta forma você não precisar leva-los para passear todos os dias.
  1. Liberdade para fazer reformas:
Quando se mora em um prédio, para fazer algumas mudanças no seu imóvel, você deve pedir autorização ao síndico, além disso, as melhorias nas áreas comuns devem ser sempre acordadas com o restante dos moradores e muitas vezes você tem que pagar por mudanças das quais não queria ou não ter suas ideias acatadas.
  1. Possibilidade de utilizar sua casa como ponto comercial
Morar em uma casa traz uma maior visibilidade, desta forma, caso você tenha um negócio próprio ou esteja pensando em empreender, em uma casa é possível você abrir o seu escritório, ou até mesmo uma pequena loja, tirando a necessidade de alugar uma sala comercial exclusivamente para este fim.
  1. Garagem
Comprar ou alugar um box de garagem em um prédio pode ser caro. Alguns edifícios também não possuem uma garagem própria e cria-se a necessidade de utilizar um estacionamento pago, que muitas vezes, além de ser um valor alto, também não é tão cômodo como ter que se deslocar algumas quadras até o seu veículo. Tendo sua casa própria, com poucas modificações, você pode aumentar a sua garagem e comportar mais de um carro, ou veículos maiores, enquanto que em um prédio você teria que adquirir ou alugar um novo box.
Confira 5 desvantagens ao comprar uma casa:
  1. Manutenção
Uma casa demanda cuidados que um apartamento dispensa. Em um condomínio, as despesas de reformas são divididas entre todos os moradores, enquanto que em uma casa, fica tudo por conta do único proprietário.
  1. Menos segurança
Além de estarem localizados em áreas mais movimentadas do que as casas (geralmente situadas em bairros), a maioria dos prédios conta com uma portaria, que controla a entrada e saída e só permite a circulação de pessoas autorizadas. Grande parte dos prédios também conta com sistemas de câmeras de vigilância 24h.
  1. Ausência de áreas para lazer
A maioria dos condomínios fechados modernos tem diversas opções de lazer, como academia, playground, brinquedoteca, piscina, quadra de esportes e áreas comuns onde é possível caminhar e levar o seu pet passear. Em se tratando de uma casa, ter uma piscina, salão de festas ou sala de jogos, é um grande investimento e é impossível ter tudo que uma área de lazer de um prédio oferece no espaço de uma casa.
  1. Localização
Especialmente em grandes cidades é comum que os prédios se concentrem no centro, enquanto as casas ficam situadas em bairros. Comprar uma casa no centro da cidade é muito caro e nem sempre os bairros oferecem todas as opções que o comércio oferece no centro, além de ficar afastado, na maioria dos casos, da prefeitura, hospitais e demais locais importantes.
Confira 5 prós de adquirir um apartamento para chamar de seu:
  1. Menos trabalho doméstico
Morando em um apartamento, sua única responsabilidade é manter os cômodos internos limpos, considerando que as áreas comuns são mantidas organizadas pelos funcionários do condomínio, enquanto em uma casa, você usaria muito tempo fazendo os ajustes ou pagar sozinho para que alguém execute o trabalho por você.
  1. Proximidade de centros comercias
Mesmo que o seu prédio não esteja localizado no centro da cidade, quando um grande empreendimento imobiliário é construído, diversas lojas e supermercados levam em consideração na hora de abrir um novo ponto comercial e constroem na mesma região recém-habitada.
  1. Boa localização
A proximidade com os centros comerciais também facilita o deslocamento, o que faz com que o morador de prédios economize com transporte. E na maioria dos casos, more perto do trabalho, chegando em casa mais cedo e podendo aproveitar melhor as horas vagas.  
  1. Economia
Mesmo que exista a taxa de condomínio, quando as despesas são divididas entre os moradores, desde os custos de manutenção e o uso de academia, piscina e quadras de esportes, se colocados na ponta do lápis, fica muito mais barato do que viver em uma casa.
Confira 5 pontos negativos de se viver em um apartamento
  1. Menos privacidade
Morar em uma casa com um pátio para você traz mais privacidade, além de dar a possibilidade de ouvir som mais alto e poder receber os amigos mais confortavelmente. Não tem uma portaria que restringe quem entra e quem sai. Em uma casa, você não precisar dividir as áreas de lazer com ninguém e não ouve e não é ouvido através das paredes.
  1. Falta de espaço
Mesmo que o apartamento seja mais compacto e mais fácil de manter limpo, uma casa tem mais espaço, você pode criar animais, ter espaço para as crianças correrem. Uma área externa privativa em um apartamento é no máximo um pequeno terraço ou uma sacada.
  1.  Regras de convivência
Além de pagar todas as taxas de condomínio em dia, você também deve seguir à risca todas as regras impostas para se viver no prédio. Ao não obedecer essas regras, você terá que arcar com multas, e ao não pagar as taxas você também pode ser impedido de frequentar as áreas de lazer comuns do condomínio.
  1. Autonomia reduzida:
Tudo é decidido de acordo com a maioria, reformas dentro de sua própria residência tem de ser informadas a administração do condomínio e nem sempre o que você propõe de melhoria vai ser aceito nas assembleias do condomínio.
  1. Barulho:
A privacidade que você perde em morar em um apartamento vem acompanhada do barulho. Casas ficam localizadas em bairros residenciais mais tranquilos longe do barulho do centro da cidade. Além de você não ter que ouvir todos os passos que o seu vizinho dá no apartamento de cima.
Gostou das nossas dicas? Espero que elas tenham ajudado a facilitar a escolha do seu novo lar!


Escolher casa ou apartamento, dúvida entre casa ou apartamento, comprar casa ou apartamento,

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.