Blog Silva Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

DICAS E PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O GÁS DE COZINHA

DICAS E PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O GS DE COZINHASeparamos algumas dicas e perguntas com respostas, para ajudar você a estar melhor informado em relação a manutenção da mangueira e botijão de gás:
1 ) Não é recomendável passar a mangueira de gás por trás do fogão. O calor do fogão pode danificar a mangueira de gás e causar vazamentos.  
2 ) Não deite ou role o botijão de gás, mesmo se ele estiver vazio. Pode haver impurezas, entupir o regulador e a mangueira, além de poder provocar outros acidentes.  
3 ) O botijão sempre deve estar em local arejado, protegido contra o sol, chuva e umidade, para evitar danos ao recipiente tal como ferrugem. Guardar o botijão em local fechado é perigoso pois em caso de vazamento o gás poderá ficar confinado e causar acidente.
4 ) Sempre que trocar o gás, esfregue a bucha de cozinha com espuma para detectar possíveis vazamentos.  
5 ) Atente-se ao prazo de validade da mangueira de gás e do regulador de pressão, que normalmente é de 5 anos.  Se você não sabe onde encontrar o prazo de validade, ele está impresso numa tarja amarela, com o código de segurança NBR-8613.

Perguntas e respostas:

1) Existe alguma especificação para a mangueira do gás?
Sim. A mangueira deve ser normatizada, pode ser de borracha, tramas de aço, ou a mais comum, feita de plástico (PVC) transparente, trançada, com uma tarja amarela onde estão gravados o prazo de validade (5 anos) e o código NBR-8613, uma garantia de que foi fabricada segundo padrões técnicos de segurança. O comprimento máximo dessa mangueira, independentemente do material, é de 1,25 metros.

2) Porque o fundo da panela fica preto? 
Quando há falta de ar (oxigênio) ou excesso de gás, forma-se a carbonização. A carbonização é um efeito de má regulagem de chama, e não da “qualidade” do gás. Quando não há quantidades suficientes de ar, o Carbono do GLP não reage totalmente, formando o Monóxido de Carbono (CO). Se o combustor for bem regulado, o produto resultante de uma combustão completa é o Dióxido de Carbono (CO2), caso contrário forma-se a carbonização que é o fundo de panela preto

3) O “gás de cozinha “ é tóxico? Ele explode?
O GLP, ou gás de cozinha, não é tóxico. Por ser um hidrocarboneto (Carbono e Hidrogênio), ele apenas desloca o Oxigênio presente, e assim torna-se asfixiante. O GLP só explode quando em proporções de 1:9 com ar atmosférico e em confinamento de espaço, caso contrário quanto ao confinamento, ele é apenas inflamável.
  
4) Porque a chama não está azul?
 A chama azul indica que a combustão está correta, ou seja, os parâmetros de mistura adequada na pressão correta estão em conformidade. Quando a chama não apresenta o azul-violeta, deve-se procurar o acerto mais propício às condições de queima adequadas.
 
5) O gás no interior do botijão se encontra em estado gasoso ou líquido?
O gás acondicionado no interior do botijão encontra-se aproximadamente com 15% do espaço no estado gasoso, o restante, 85% do espaço encontra-se no estado líquido. Isto garante espaço de segurança para evitar a pressão elevada no interior do recipiente. A Liquigás possui os mais modernos equipamentos para garantir que todos os botijões saiam exatamente com 13 Kg.
 
6) Por que algumas vezes a chama no queimador do fogão fica irregular?
As razões podem ser várias, mas a mais comum é pelo fato de o queimador não estar limpo e regulado. É recomendável manter sempre os queimadores limpos e regulados para evitar acidentes, já que podem apagar e provocar vazamentos de gás. Se necessário, consulte sempre a assistência técnica do fabricante do fogão.


botijão de gás, dicas sobre botijão de cozinha, como cuidar o botijão na cozinha

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.