Blog Silva Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

O que fazer em Passo Fundo?

O que fazer em Passo Fundo?O que fazer em Passo Fundo?
Passo Fundo é a maior cidade do norte do estado do Rio Grande do Sul com mais de 200 mil habitantes, e mais de 1 milhão de pessoas que a frequentam mensalmente. A cidade é conhecida como Capital do Planalto Médio e como a Capital Nacional da Literatura.
O município conta com uma infinidade de atrações, lugares para ir e atividades para se fazer. Confira algumas delas!  
Gastronomia
Passo Fundo possui uma extensa variedade de restaurantes, com comidas típicas de diversas etnias diferentes. A comida oriental possui diversas opções no município, destacam-se os restaurantes Taikô, Nagano e Misô. Os festivais de sushi atraem os amantes deste tipo de comida todos os finais de semana.
Os restaurantes Laziz Awii, Sahib e Sheik Lanches Árabes oferecem uma grande variedade de pratos árabes. O Paisano, Guaiaca Mole e Calli’s Burritos & Co, conquistaram o paladar dos passofundenses apaixonados pela cozinha mexicana.  
Bella Vênetto e a Trattoria Toscana são os lugares ideais para saborear uma comidinha italiana. Para quem gosta de uma boa pizza, tem que conhecer o rodízio nas pizzarias Baika e Somare.  Bares como De La Rua, BW Steaks & Burgers, Fábrica Pub atraem os jovens de Passo Fundo na Rua Benjamin Constant nos finais de semana e nos fins da tarde para o happy hour
Saúde
Nosso município conta com hospitais especializados nas mais diversas áreas, o que faz de Passo Fundo um polo de saúde, considerado o terceiro maior centro médico do sul do país. O Hospital São Vicente de Paulo é um dos maiores e mais modernos centros de radioterapia e radiologia, da região sul do Brasil, além de ser o maior hospital do interior do estado e possui o único banco de tecido ósseo do Rio Grande do Sul. Além do Hospital das Clínicas de Passo Fundo, o município possui diversas clínicas odontológicas, de ortopedia e traumatologia, de reprodução assistida e afins. 
Educação
Passo Fundo se destacada pela área da educação na região, contando com diversas instituições de nível superior, como a Faculdade Meridional (IMED), a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Faculdade Anhanguera, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Faculdade Ideau, Faculdade João Paulo II, Faculdade Senac e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio-grandense.
Em razão do alto número de instituições de ensino, Passo Fundo também é conhecida como uma cidade universitária, o que atrai estudantes de diversas cidades da região para estudar e se desenvolver profissionalmente, e uma grande parte acaba fazendo de Passo Fundo o seu lar.
A educação básica também é destaque no município, tanto nas escolas particulares, como o Colégio Salvatoriano Bom Conselho, Colégio Notre Dame, Marista Conceição e o Instituto Menino Deus, quanto nas instituições públicas, como o Colégio Joaquim Fagundes dos Reis, o Instituto Cecy Leite Costa, além do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, referência na região.
Pontos Turísticos
Passo Fundo possui diversos pontos turísticos, sejam eles locais ou monumentos, e agradam turistas com as mais distintas preferências, como por exemplo:
O complexo turístico da Roselândia, que possui mais de 200 hectares e abrange mais de 20 entidades, dentre elas, a sede campestre de alguns clubes, CTG, kartódromo, escola de equitação e parque de rodeios, além de 75 mil metros de mata nativa;
O Parque da Gare, possui um conjunto arquitetônico que lembra o antigo local onde passava o trem, além do Monumento ao Homem Voador, o parque também possui espaços voltados ao lazer, prática de esportes, e exposições artísticas e culturais; Em meados de julho inaugura a estação gastronômica, onde irá reunir bares e restaurantes de diversos tipos de comida.
O Sétimo Céu fica localizado no Bairro Petrópolis e de lá é possível ter uma vista completa de toda a cidade. O lindo pôr-do-sol visto do local é o que atrai a maior parte dos visitantes. A beleza do local já serviu de inspiração para composições literárias e musicais;
A Praça Marechal Floriano é o cartão postal de Passo Fundo, também chamada de Praça da Cuia, o local é bem arborizado, conta com um chafariz e fica em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. A praça foi doada em 1957 pelo Governador de São Paulo, em homenagem ao centenário da cidade;
A Pedreira São José para quem gosta de aventura, este é o lugar perfeito. Como o nome sugere também conhecida como Pedreira da Brigada, é localizada no Bairro São José. O acesso ao local é feito a pé, porém, a vista no lugar compensa. As águas azuis encantam os visitantes.
Passo Fundo fica a 30 minutos de duas barragens. A barragem de Ernestina e a barragem do Capinguí. São locais frequentados pelos habitantes da cidade e região no verão, onde as pessoas podem desfrutar de sol, diversão, equipamentos náuticos e a natureza. Principalmente no Capinguí onde possui uma floresta de mata atlântica.
Cultura
Jornada Nacional de Literatura
Passo Fundo é conhecida como a Capital Nacional da Literatura e foi reconhecida por este título oficialmente em 2005. O município recebeu este título por ser a cidade que sedia o maior debate literário da América Latina com a sua Jornada Nacional de Literatura e atrai um grande número de espectadores para sua grande variedade de atrações, como debates, shows, peças teatrais exposições, palestras, sessões de autógrafos e afins.
O evento conta com diversos autores renomados e personalidades famosas e atrai muitos visitantes pelo turismo cultural. Passo Fundo acolhe escritores de todo o país e este foi um dos pontos importantes para ser reconhecido pelo nome de Capital da Literatura.
Festival Internacional do Folclore
Outro evento forte que atrai diversos visitantes através do turismo cultural em Passo Fundo é o Festival Internacional de Folclore. O festival conhecido nacional e internacionalmente atrai grupos de diversos estados do Brasil e até mesmo de outros países proporcionando uma grande integração cultural dentre todos os participantes.
O evento também conta com mostras e vendas de artesanato, apresentações dos grupos participantes na rua e em demais lugares públicos, oficinas de danças estrangeiras e tradicionalistas e afins. O Festival Internacional do Folclore acontece em todos os anos pares e atinge cerca de 180 mil pessoas em suas edições. 
O principal objetivo do Festival Internacional do Folclore é projetar Passo Fundo e seu povo para o resto do Brasil e do Mundo, bem como, seus talentos em potencial, além de trazer a cultura e conhecimento de outros lugares do mundo para o município.
Museus
O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, localizado na Avenida Brasil, foi inaugurado em 1996, e é o único de sua categoria no norte do estado. A entidade tem como missão democratizar a arte o acesso à cultura e à arte.
O local leva o nome da artista Ruth Schneider, pois recebeu mais de 150 obras da mesma, além de mais de 100 obras de outros artistas e passou a fazer parte do patrimônio da Fundação Universidade de Passo Fundo. A entidade também possui uma biblioteca, criada a partir de doações de livros de artistas, de outras instituições e pela comunidade me geral.
O Museu Histórico Regional foi criado em 1977 e reestruturado em 1996 com o objetivo de preservar e difundir a memória do município, assim como o acervo e o patrimônio histórico-cultural da região, através de exposições temáticas.
Shoppings
A cidade conta com dois Shoppings. O mais antigo é o Bella Cittá, inaugurado em 1998, foi o primeiro shopping da região norte do estado, e tem um fluxo de mais de 600 mil pessoas por mês e fica localizado na Avenida Brasil, o ponto com maior movimentação de pessoas na cidade.
O Passo Fundo Shopping foi inaugurado recentemente, em 2018, localizado na Avenida Presidente Vargas no bairro São Cristóvão, conta atualmente com 25 operações de alimentação, 1800 vagas de estacionamento, 5 salas de cinema, 13 megalojas e 9 lojas âncoras. Vale a pena conhecer!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de conhecer Passo Fundo e desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer!


O que fazer em Passo Fundo, O que tem para fazer em Passo Fundo, Atrações em Passo Fundo