Blog Silva Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Vale a pena financiar pelo índice corrigido pela Poupança?

Vale a pena financiar pelo ndice corrigido pela Poupana?A Caixa Econômica Federal lançou a pouco tempo a modalidade de financiamento onde o juro é atrelado ao índice da Poupança. O banco Itaú foi o primeiro a lançar essa alternativa, mas você sabe se vale a pena? 

Fizemos um comparativo para você entender.

A Caixa Econômica Federal hoje trabalha com uma taxa  fixa em 3,99% + o índice que remunera a Poupança. Este índice considera 70% da taxa Selic, logo, com a taxa Selic a 2,75% a.a teremos um índice da Poupança em míseros 1,92% a.a. Somado esse índice de 1,92% + 3,99%, teremos 5,91% a.a. de taxa efetiva.

Nunca na história, tivemos taxas tão baixas para financiamento, visto que a Selic também nunca atingiu patamares tão baixos.

Ocorre que, com o aumento este mês de 0,75 p.p. e uma expectativa que até final de 2021 o COPOM aumente a taxa básica (SELIC) para 5% a.a., os juros atrelados a Poupança já não serão a opção mais barata em crédito imobiliário.

Na modalidade de financiamento  "juros fixos + TR", que é a Taxa Referencial, criada nos anos 90 para frear a inflação, temos a o banco Caixa Econômica Federal que trabalha atualmente em 8% + TR, Itaú que opera em 6,90% + TR e o Santander que opera em 6,99 + TR.

Hoje a TR - Taxa Referencial está zerada. Então se formos imagir Selic a 5%a.a., ou seja, poupança a 3,5% a.a. + 3,99% a.a. de juros fixos, teremos uma taxa de 7,49% a.a. 

Ainda abaixo do que a Caixa Econômica Federal pratica, porém acima do que Itaú e Santander utilizam atualmente. 

Por isso, fique de olho da hora de contratar, pois o financiamento imobiliário é sempre algo de longo prazo.
Segue abaixo histórico da TR - Taxa Referencial no Brasil:

Histórico da TR - Taxa Referencial

Histórico da TR - Taxa Referencial

Fonte: https://www.bcb.gov.br/



juros atrelados a poupança, financiar pela poupança vale a pena, juros fixos mais poupança, financiamento pela poupança

Usamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.